quarta-feira, 8 de abril de 2009

Coroa da Vida Eterna

A expressão coroa da vida significa uma espécie de diplomação, ao fim de uma carreira de estudos ou de serviços prestados. No mundo antigo, uma coroa era dada como prêmio por vitórias expressivas. Era também distintiva dos governantes. No plano simbólico, ter uma coroa sobre a cabeça indicava uma vida feliz.

Jó, no auge do seu drama pessoal e familiar, sentiu como se a coroa da sua cabeça tivesse sido arrancada. (Da minha honra me despojou e tirou-me da cabeça a coroa -- Jó 19.9.)

Neste texto, a coroa da vida não é uma salvação no futuro, pois que a condição para ela não é a fidelidade do homem, mas a fidelidade de Deus, por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Quem aceitou este sacrifício ficou livre da culpa: já recebeu a salvação.

O que é esta coroa? Se não é a salvação, seria um galardão? Tiago nos ajuda a compreender melhor o seu significado: Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tiago 1.12)

A coroa da vida não é para uns, para os que sofrem por serem cristãos, porque é para todos. A coroa da vida é a entrada na vida eterna.

Mesmo que estejamos sofrendo ou venhamos a sobrer por causa do nosso amor ao Evangelho, lembremos que, quando chegarmos no céu, Jesus nos estará esperando para nos coroar. Nos jogos atléticos, só os vencedores recebiam as coroas. Essas coroas murchavam, porque de folhas, razão porque Pedro (1 Pedro 5.4) chama a coroa a ser oferecida por Cristo de "imarcessível" (isto é, imurchável). Nos jogos olímpicos modernos, só os vencedores recebem as medalhas no pódio, estas de metal resistente, mas não indestrutível. No jogo da vida cristã, todos os salvos recebem a indestrutível coroa da vida eterna. (Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. -- 1 Coríntios 9:25)

Esta coroa Ele promete a todos que o amam. Como também ensina Paulo, já agora [isto é, desde já] a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda (Timóteo 4.8). Nós podemos tê-la, porque Jesus teve sobre sua cabeça uma coroa de espinhos (Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura. -- João 19.2)

A promessa da coroa da vida significa que Satanás, que parece estar triunfando, será derrotado. Porque ele roda e ronda por aí, louco para dominar os nossos desejos, nós caímos, mas não ficamos no chão.

No caso dos esmirnenses, Jesus garantiu que sua provação duraria dez dias, que, na linguagem apocalíptica, quer dizer que ela seria curta e episódica, não algo para sempre. Não seria uma destruição, mas apenas uma pressão.

As demais promessas do texto indicam melhor ainda que os cristãos não serão destruídos, mesmo que morram por sua fé em Jesus Cristo. A coroa da vida lhes serão entregues. Por um curto tempo, o mal pode parecer que venceu. Na dimensão do tempo eterno, o mal já perdeu.

Não há nenhuma chance de Satanás vencer.

Jesus Cristo já o venceu e nós venceremos com Ele. É uma questão de tempo. E isto se aplica a quem, nesses dias, esteja em dificuldades, por causa ou não do Evangelho. A biografia do cristão não será manchada com a segunda morte. A biografia do cristão poderá até ter um capítulo intitulado "a derrota", mas, por causa do amor de Jesus por eles (nós), este jamais será o capitulo final. O capitulo final começa com uma foto de uma coroa e termina como esta coroa sendo entronizada na cabeça de quem ama a Jesus Cristo e é amado por Ele.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bonita esta mensagem do pastor Lindolfo Pieper da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Que Deus abençoe vocês. Abraços. NEP